
O ideal é que o cardápio da sua festa combine com o tema. Considere a quantidade de adultos e crianças. As opções do cardápio devem agradar tanto os grandes quanto os pequenos. Justamente por isso, deve-se analisar a lista de convidados e considerar o número de adultos e crianças na festa. Essa estratégia facilita a escolha do menu, pois ajuda a delimitar não só o que será servido, como também auxilia na definição da quantidade.
Monte um cardápio apropriado para o horário. Em comemorações pela manhã, uma boa opção é um “break” com bolos variados, pães, biscoitos, sanduiches, frios, suco, achocolatado e os tradicionais docinhos.
No horário de almoço o ideal é investir em um cardápio bem unânime. Uma salada colorida, massas, uma opção de carne e peixe agradam a maioria. E o melhor da festa, a sobremesa, fica para depois do parabéns: bolo, brigadeiro de colher, mousses de copinho.
Já na parte da tarde você pode servir lanches como cachorro- uente, salgados, bolo, sorvete e bombons. Já ao anoitecer, você deve apostar em pratos quentes e lanches como mini pizza, mini hambúrguer, batata frita, crepes, canapés, porções, salgados e guloseimas.
- Sempre é bom experimentar cada doce ou salgado a ser encomendado, para que não fique nada ruim sobre a mesa.
- Não exagere em quantidades, ou opções, o ideal é a variedade em pequena quantidade para que os convidados fiquem a vontade.
- Quando a festa for infantil, é importante não incluir palitos, espetinhos ou caroços de azeitona, se for o caso, tome cuidado para tudo ocorrer bem...
- A maioria dos buffets já sugerem lanches infantis com sucos, sanduíches, salada de frutas e espetinho de frutas, para que não fique muito pesado (só gorduras, frituras), o tradicional é sempre bem-vindo.
- Cheque a preparação e higiene da preparação e do local,
- Importante para quem serve e para quem está na cozinha: todos devem conhecer o cardápio do que está sendo servido.